Principal

Autenticação



Links relevantes

Terça, 21 Fevereiro 2017 19:57

 

Orientação Vocacional

 

Descrição sumária do projeto:

Organizado em sessões de trabalho, desenvolve um conjunto de iniciativas que visam apoiar os jovens na construção de um projeto vocacional próprio, promovendo uma maior consciência e responsabilidade na tomada de decisão a realizar no final do 9º ano de escolaridade.

 

Situação problema ou desafio a superar:

Com a conclusão do 9º ano de escolaridade, os jovens chegam ao fim de um percurso formativo semelhante para todos. O prosseguimento de estudos de nível secundário confronta-os com uma escolha com consequências na sua vida futura, tanto a nível escolar como profissional. As diferentes opções de formação permitem assim que cada jovem tenha ao seu dispor um leque alargado de alternativas, dando resposta a uma grande variedade de projetos. As ações de orientação vocacional a desenvolver pretendem proporcionar aos alunos experiências que apoiem a construção de um projeto vocacional e os processos de tomada de decisões ao longo de todo o percurso escolar.

 

Objetivos:

  • Apoiar o jovem na sua tomada de decisão vocacional, de acordo com o melhor conhecimento de si próprio e das oportunidades escolares e profissionais existentes constituindo-se como uma ajuda importante para realizar escolhas realistas e consistentes com o projeto de vida.
  • Contribuir para a aquisição de competências cognitivas, afetivas e comportamentais necessárias ao desenvolvimento vocacional.

 

Metodologia:

Todas as provas/instrumentos de Orientação Vocacional serão administradas pela psicóloga. No 3º período serão realizadas entrevistas individuais a todos os alunos, pela psicóloga, no gabinete do SPO. No âmbito do processo de Orientação Vocacional serão efetuadas visitas de estudo, entrevistas a profissionais e participação em feiras de orientação vocacional. Será solicitada a participação dos alunos em atividades do Projeto Pense Indústria promovidas pelo CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica). Ainda no âmbito deste programa serão realizadas reuniões com Pais/Encarregados de Educação, no 3º período. No período de matrículas estará presente a técnica do SPO para acompanhamento e apoio.

“Resultados” esperados:

Cada aluno participante conclui o seu portefólio e na última atividade prevista consegue, de forma autónoma, responsável e fundamentada, tomar uma decisão vocacional. O primeiro efeito dessa decisão corresponde ato da matrícula.

 

Professor Responsável: Edite Silva e Rui Pinheiro

Local de funcionamento: Sala Tec.1 e Gabinete do SPO

Horário

Inscrição:  Apesar da Orientação Vocacional ter cariz voluntário, para que todos os alunos usufruam de ajuda no processo de tomada de decisão vocacional, a Escola dedica 45 minutos semanais a "Saídas Profissionais", da responsabilidade conjunta da técnica do SPO e do docente responsável pela disciplina de "Saídas Profissionais". Desta forma, não há lugar a inscrições. Todos os alunos da turma participam no projeto.

 

 

 

Inquérito

Como utilizas a Internet?
 

Calendário de Eventos

loader

Visitantes

Temos 31 visitantes em linha