Acerca do curso
O curso de Ciências e Tecnologias tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilita observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender as ciências e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.
Objectivos
No final do curso de Ciências e Tecnologias o aluno poderá optar pelas seguintes áreas:
- Desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias;
- Tratamento e representação do espaço, assim como o desenvolvimento da capacidade de visualização mental;
- Representação gráfica de formas reais ou imaginadas.
Saidas Profissionais
Área da Tecnologia
- Biotecnologia;
- Ciências da Computação;
- Ciências e Tecnologias do Ambiente;
- Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação;
- Energia e Ambiente;
- Informática;
- Novas Tecnologias da Comunicação;
- Tecnologia dos equipamentos de Saúde;
Área da Educação Física e Desporto
- Educação física;
- Desporto;
- Treino Desportivo;
Área da Engenharia
- Aeroespacial;
- Aeronáutica;
- Alimentar;
- Ambiente;
- Automação;
- Controlo e Instrumentação;
- Automóvel;
- Biológica;
- Biomédica;
- Civil;
- Automóvel;
- Computação e Instrumentação Médica;
- Computadores e Telemática;
- Comunicações;
- Eléctrica e Electrónica;
- Mecânica;
- Materiais;
- Polímeros;
- Química;
- Redes de Comunicação e Multimédia,
- Redes e Sistemas Informáticos,
- Têxtil,
- Informática,
- Electromecânica,
- Electrónica Industrial e Computadores,
- Electrónica e Redes de Computadores Electrónica e Telecomunicações;
Área da Saúde
- Análises clínicas e Saúde Pública;
- Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica;
- Audiologia;
- Cardiopneumologia;
- Ciências farmacêuticas;
- Enfermagem;
- Fisioterapia;
- Gerontologia;
- Medicina;
- Medicina dentária;
- Medicina Veterinária;
- Medicina Nuclear;
- Neurofisiologia;
- Optometria;
- Ciências da Nutrição;
- Radiologia;
- Radioterapia;
- Reabilitação Psicomotora;
- Terapia da Fala;
- Psicologia;
Área de Ciências
- Astronomia;
- Bioengenharia;
- Biologia;
- Geologia;
- Biomecânica;
- Bioquímica;
- Química;
- Ciência Alimentar;
- Estatística Aplicada;
- Física;
- Matemática;
- Geofísica;
Plano Curricular
Componentes de formação | Disciplinas | Carga horária semanal (45 min.) | ||
---|---|---|---|---|
10º | 11º | 12º | ||
Geral | Português | 4 | 4 | 5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 4 | 4 | – | |
Filosofia | 4 | 4 | – | |
Educação Física | 4 | 4 | 4 | |
Específica | Matemática A | 6 | 6 | 6 |
A escolher duas disciplinas: | ||||
Biologia e Geologia | 7 | 7 | – | |
Física e Química A | 7 | 7 | – | |
Geometria Descritiva A | 6 | 6 | – | |
A escolher obrigatoriamente pelo menos uma disciplina, deste grupo: | ||||
Biologia | – | – | 4 | |
Física | – | – | 4 | |
Química | – | – | 4 | |
Geologia | – | – | 4 | |
Pode escolher uma das seguintes disciplinas, caso não tenha já escolhido as duas disciplinas no grupo anterior: | ||||
Aplicações Informáticas B | – | – | 4 | |
Psicologia B | – | – | 4 | |
Educação Moral e Religiosa (facultativa) | (2) | (2) | (2) |
a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
Disciplinas | Carga horária semanal (45 min.) | ||
---|---|---|---|
10º | 11º | 12º | |
Português | 4 | 4 | 5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 4 | 4 | – |
Filosofia | 4 | 4 | – |
Educação Física | 4 | 4 | 4 |
Matemática A | 6 | 6 | 6 |
A escolher duas disciplinas: | |||
Biologia e Geologia | 7 | 7 | – |
Física e Química A | 7 | 7 | – |
Geometria Descritiva A | 6 | 6 | – |
A escolher obrigatoriamente pelo menos uma disciplina, deste grupo: | |||
Biologia | – | – | 4 |
Física | – | – | 4 |
Química | – | – | 4 |
Geologia | – | – | 4 |
Pode escolher uma das seguintes disciplinas, caso não tenha já escolhido as duas disciplinas no grupo anterior: | |||
Aplicações Informáticas B | – | – | 4 |
Psicologia B | – | – | 4 |
Educação Moral e Religiosa (facultativa) | (2) | (2) | (2) |
a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.