Project Description

Acerca do curso

O curso de Línguas e Humanidades tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas, bem como aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço.

Objectivos

No final do curso de Línguas e Humanidades o aluno deverá ficar apto a:

  • Desenvolver competências linguísticas e comunicativas;
  • Reflectir sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras;
  • Apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.
  • Desenvolver a percepção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
  •  Adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea;
  • Conhecer obras/autores representativos da cultura literária portuguesa;
  • Consolidar hábitos de escrita e leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a Reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor;
  • Relacionar aspectos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.

Saídas Profissionais

Área de Direito, Ciências Sociais e Humanas

  • Animação Sociocultural;
  • Comunicação;
  • Direito;
  • Estudos Europeus;
  • Arqueologia;
  • Ciências da Linguagem;
  • Filosofia;
  • História;
  • Secretariado;
  • Tradução.

Área do Turismo

  • Informação Turística;
  • Produção Alimentar em Restauração;
  • Restauração;
  • Turismo.

Área de Ciências da Educação

  • Educadores de Infância;
  • Professores do ensino básico;
  • Educação Social;
  • Educação Musical.

Plano Curricular

Componentes de formação Disciplinas Carga horária semanal (45 min.)
10º 11º 12º
Geral Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III a) 4 4
Filosofia 4 4
Educação Física 4 4 4
Específica História A 6 6 6
A escolher duas disciplinas:
Língua Estrangeira II ou III 7 7
Geografia A 6 6
Literatura Portuguesa 6 6
Matemática aplicada às ciências sociais 6 6
A escolher duas disciplinas:
Geografia C 4
Sociologia 4
Psicologia B 4
Educação Moral e Religiosa (facultativa) (2) (2) (2)

a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. O aluno do curso de Línguas e Humanidades, no caso de dar continuidade às duas línguas estrangeiras estudadas no ensino básico, deve frequentar a língua estrangeira I na componente de formação geral e a língua estrangeira II na componente de formação específica. Se escolher duas línguas estrangeiras, e se uma delas é iniciação, frequenta a língua estrangeira iniciação na formação específica.

Disciplinas Carga horária semanal (45 min.)
10º 11º 12º
Português 4 4 5
Língua Estrangeira I, II ou III a) 4 4
Filosofia 4 4
Educação Física 4 4 4
História A 6 6 6
A escolher duas disciplinas:
Língua Estrangeira II ou III 7 7
Geografia A 6 6
Literatura Portuguesa 6 6
Matemática aplicada às ciências sociais 6 6
A escolher duas disciplinas:
Geografia C 4
Sociologia 4
Psicologia B 4
Educação Moral e Religiosa (facultativa) (2) (2) (2)

a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. O aluno do curso de Línguas e Humanidades, no caso de dar continuidade às duas línguas estrangeiras estudadas no ensino básico, deve frequentar a língua estrangeira I na componente de formação geral e a língua estrangeira II na componente de formação específica. Se escolher duas línguas estrangeiras, e se uma delas é iniciação, frequenta a língua estrangeira iniciação na formação específica.