Acerca do curso
O curso de Línguas e Humanidades tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas, bem como aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço.
Objectivos
No final do curso de Línguas e Humanidades o aluno deverá ficar apto a:
- Desenvolver competências linguísticas e comunicativas;
- Reflectir sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras;
- Apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.
- Desenvolver a percepção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
- Adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea;
- Conhecer obras/autores representativos da cultura literária portuguesa;
- Consolidar hábitos de escrita e leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a Reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor;
- Relacionar aspectos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.
Saídas Profissionais
Área de Direito, Ciências Sociais e Humanas
- Animação Sociocultural;
- Comunicação;
- Direito;
- Estudos Europeus;
- Arqueologia;
- Ciências da Linguagem;
- Filosofia;
- História;
- Secretariado;
- Tradução.
Área do Turismo
- Informação Turística;
- Produção Alimentar em Restauração;
- Restauração;
- Turismo.
Área de Ciências da Educação
- Educadores de Infância;
- Professores do ensino básico;
- Educação Social;
- Educação Musical.
Plano Curricular
Componentes de formação | Disciplinas | Carga horária semanal (45 min.) | ||
---|---|---|---|---|
10º | 11º | 12º | ||
Geral | Português | 4 | 4 | 5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 4 | 4 | – | |
Filosofia | 4 | 4 | – | |
Educação Física | 4 | 4 | 4 | |
Específica | História A | 6 | 6 | 6 |
A escolher duas disciplinas: | ||||
Língua Estrangeira II ou III | 7 | 7 | – | |
Geografia A | 6 | 6 | – | |
Literatura Portuguesa | 6 | 6 | – | |
Matemática aplicada às ciências sociais | 6 | 6 | – | |
A escolher duas disciplinas: | ||||
Geografia C | – | – | 4 | |
Sociologia | – | – | 4 | |
Psicologia B | – | – | 4 | |
Educação Moral e Religiosa (facultativa) | (2) | (2) | (2) |
a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. O aluno do curso de Línguas e Humanidades, no caso de dar continuidade às duas línguas estrangeiras estudadas no ensino básico, deve frequentar a língua estrangeira I na componente de formação geral e a língua estrangeira II na componente de formação específica. Se escolher duas línguas estrangeiras, e se uma delas é iniciação, frequenta a língua estrangeira iniciação na formação específica.
Disciplinas | Carga horária semanal (45 min.) | ||
---|---|---|---|
10º | 11º | 12º | |
Português | 4 | 4 | 5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 4 | 4 | – |
Filosofia | 4 | 4 | – |
Educação Física | 4 | 4 | 4 |
História A | 6 | 6 | 6 |
A escolher duas disciplinas: | |||
Língua Estrangeira II ou III | 7 | 7 | – |
Geografia A | 6 | 6 | – |
Literatura Portuguesa | 6 | 6 | – |
Matemática aplicada às ciências sociais | 6 | 6 | – |
A escolher duas disciplinas: | |||
Geografia C | – | – | 4 |
Sociologia | – | – | 4 |
Psicologia B | – | – | 4 |
Educação Moral e Religiosa (facultativa) | (2) | (2) | (2) |
a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. O aluno do curso de Línguas e Humanidades, no caso de dar continuidade às duas línguas estrangeiras estudadas no ensino básico, deve frequentar a língua estrangeira I na componente de formação geral e a língua estrangeira II na componente de formação específica. Se escolher duas línguas estrangeiras, e se uma delas é iniciação, frequenta a língua estrangeira iniciação na formação específica.