Acerca do curso
O curso de Artes Visuais do ensino secundário tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.
Objectivos
No final do curso de Artes Visuais o aluno deverá ficar apto a:
- Desenvolver as capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação social e de análise e compreensão das obras de arte;
- Ampliar a percepção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica;
- Favorecer a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correcto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da actividade criativa;
- Identificar os elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época, e reconhecer o objecto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.
Saídas Profissionais
- Pintura;
- Desenho;
- Gravura;
- Fotografia;
- Holografia;
- Arte digital;
- Ilustração;
- Design gráfico
- Design de embalagem;
- Arquitetura;
- Artes gráficas;
- Decoração de interiores (ou design de interiores);
- Design de moda ou Indumentária ou Estilismo;
- Design de produto;
- Tipografia;
- Specimen Art;
- Webdesign.
Plano Curricular
Componentes de formação | Disciplinas | Carga horária semanal (45 min.) | ||
---|---|---|---|---|
10º | 11º | 12º | ||
Geral | Português | 4 | 4 | 5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 4 | 4 | – | |
Filosofia | 4 | 4 | – | |
Educação Física | 4 | 4 | 4 | |
Específica | Desenho A | 6 | 6 | 6 |
A escolher duas disciplinas: | ||||
Geometria Descritiva A | 6 | 6 | – | |
Matemática B | 6 | 6 | – | |
História da Cultura e das Artes | 6 | 6 | – | |
A escolher duas disciplinas: | ||||
Aplicações Informáticas B | – | – | 4 | |
Psicologia B | – | – | 4 | |
Oficina de Artes | – | – | 4 | |
Educação Moral e Religiosa (facultativa) | (2) | (2) | (2) |
a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
Disciplinas | Carga horária semanal (45 min.) | ||
---|---|---|---|
10º | 11º | 12º | |
Português | 4 | 4 | 5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 4 | 4 | – |
Filosofia | 4 | 4 | – |
Educação Física | 4 | 4 | 4 |
Desenho A | 6 | 6 | 6 |
A escolher duas disciplinas: | |||
Geometria Descritiva A | 6 | 6 | – |
Matemática B | 6 | 6 | – |
História da Cultura e das Artes | 6 | 6 | – |
A escolher duas disciplinas: | |||
Aplicações Informáticas B | – | – | 4 |
Psicologia B | – | – | 4 |
Oficina de Artes | – | – | 4 |
Educação Moral e Religiosa (facultativa) | (2) | (2) | (2) |
a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.