DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

8 de junho

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser, oficialmente, designado como o Dia Mundial dos Oceanos, pretendendo chamar a atenção para a importância dos mares e dos oceanos e, simultaneamente, consciencializar as pessoas do efeito nefasto das ações humanas nos oceanos, mobilizando a população mundial para a importância da sua conservação.

Neste ano de 2020, o Dia Mundial dos Oceanos está a unir ações de conservação para aumentar o movimento global: é de capital importância que os líderes mundiais protejam 30% do nosso planeta azul até 2030. Essa necessidade crítica é chamada 30×30: protegendo pelo menos 30% do nosso oceano, por meio de uma rede de áreas altamente protegidas, podemos ajudar a acautelar um lar saudável para todos. Together We Can Protect Our Home – Juntos conseguimos proteger a nossa casa” é o tema escolhido para as comemorações deste ano.

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

Segundo as Nações Unidas, mais de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para a sua subsistência, subsistência que se encontra ameaçada, essencialmente, pela quantidade de plástico existente nos oceanos e que, para além de provocar a morte a milhares de espécies marinhas, pela força da erosão, rapidamente, acabam como micro-plásticos, sendo consumidos por peixes e outros animais marinhos, entrando rapidamente na cadeia alimentar global.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

VAMOS TODOS FAZER A NOSSA PARTE!

Consulte os links:

A Biblioteca ESBN