Outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
“Ligando Comunidades e Culturas“ é o tema para outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que decorre do tema anual da conferência IASL (International Association of School Librarianship) sobre “Aprender sem fronteiras”.
Esta temática alicerça-se nos objectivos da Agenda 2030 das Nações Unidas e na consciência do contributo que as bibliotecas, enquanto coração das escolas, universidades e institutos em todos os países do mundo, podem ter para os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente para o objectivo 4 – Educação de qualidade – assegurando uma educação inclusiva, equitativa, de qualidade e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Neste ano pretende-se transmitir a ideia de que o Mês Internacional da Biblioteca liga comunidades de aprendizagem em todos mundo. O objetivo é celebrar a importância das bibliotecas na afirmação de uma cultura pedagógica que atendaàs necessidades dos alunos do século XXI, e que passa pelo desenvolvimento da transliteracia, pela formação de leitores críticos, pela construção da cidadania, pelo reforço da inclusão social e cultural, com base em modelos de colaboração assentes na interdisciplinaridade entre bibliotecários e professores.
Celebraremos este mês planeando, organizando, apoiando, num reforço da colaboração com os professores no desenvolvimento do currículo, faremos sessões de formação do(s) utilizador(es) da biblioteca e sessões de animação e mediação leitora. Promoveremos, também, intercâmbio com bibliotecas de outras zonas do país.
O ponto alto deste mês terá lugar no dia 23 de outubro, Dia Nacinal da Biblioteca Escolar, em que promoveremos a atividade “PARA para LER”. À semelhança do que se passou no ano passado, a escola “parará” às 11h30m para ler, num gesto simbólico que pretende lembrar a importância da leitura, num mundo que exige de nós cada vez mais competências ao nível da literacia.
Será um dia de festa na biblioteca, e para o qual estão prometidas algumas surpresas!